Diferentes Índices
- 3 de jul. de 2022
- 2 min de leitura
O termo índice pode apresentar múltiplos sentidos segundo a norma padrão da Língua Portuguesa. O mesmo pode referir-se a informações detalhadas sobre os conteúdos apresentados ao longo do texto, estando organizados por ordem alfabética ou cronológica (de acordo com a ordem em que aparecem no livro), indicando também as suas respectivas páginas. Entretanto, a palavra também se refere a um indicador, sinal ou um fator de referência que serve de comparador para explicar determinada situação ou condição de um país, por exemplo. Nesse explicando, você irá entender, ou até mesmo conhecer três índices de seu país!
• Índice do planeta feliz:
O Happy Planet Index (HPI) ou Índice do Planeta Feliz mede a capacidade que cada país tem para proporcionar um bem-estar sustentável aos seus cidadãos. O HPI não é uma forma de quantificar os países mais felizes do mundo. É antes uma forma de medir a eficiência que uma nação converte os seus recursos naturais em vidas longas e felizes para os seus cidadãos. Cada valor associado a um país tem em conta o nível de satisfação subjetivo, esperança média de vida e a pegada ecológica per capita.
Posição ocupada pelo Brasil: 41ª.
• Índice da felicidade interna bruta:
Felicidade Interna Bruta (FIB) ou Gross National Happiness (GNH) é um conceito de desenvolvimento social criado em contrapartida ao Produto Interno Bruto (PIB). Enquanto os modelos tradicionais de desenvolvimento têm como objetivo primordial o crescimento economico, o conceito de FIB baseia-se no princípio de que o verdadeiro desenvolvimento de uma sociedade humana surge quando o desenvolvimento espiritual e o desenvolvimento material são simultâneos, assim se complementando e reforçando mutuamente.
• Índice de desigualdade de gênero:
O Índice de Desigualdade de Gênero (IDG) mostra a perda de potencial no desenvolvimento humano devido à desigualdade entre realizações femininas e masculinas em diversas dimensões sociais. O IDG compara dados de direitos reprodutivos, empoderamento e mercado de trabalho dos homens e das mulheres.
Posição ocupada pelo Brasil: 93ª.
Comentarios