Dissecando o Fenômeno dos “Nepo Babies”
- Luci Garcia
- 2 de fev. de 2023
- 3 min de leitura

Em dezembro de 2022, a revista New York publicou um artigo chamado “Na capa da New York Magazine: analisando o Nepo-Baby Boom de Hollywood”, onde nomearam o ano passado como “O ano dos Nepo Babies”. Começaram a listar os nomes de vários atores, cantores e outras celebridades que tinham dominado as redes sociais durante os últimos meses com seus fãs simultaneamente defendendo e criticando suas carreiras. Mas afinal, do que se trata toda essa conversa sobre Nepo Babies?
O termo “nepo baby” se popularizou após um tweet em fevereiro de 2022 sobre a atriz Maude Apatow e logo se tornou uma hashtag popular do TikTok vinculada a celebridades. Como o nome sugere, “Nepo”, abreviação de “nepotismo”, e Babies, bebês, são pessoas que nascem com pais ricos e, portanto, a sociedade os vê como tendo uma vantagem na vida, principalmente na área de trabalhos de atuação, modelagem e música.
Maude Apatow, por exemplo, é filha de Leslie Mann e Judd Apatow, o que chocou os fãs, pois agora eles tinham uma nova percepção da atriz: seria que ela era apenas uma artista normal e talentosa que acabou ganhando, por mérito próprio, um papel em uma das séries mais assistidas do ano? Ou será que ela conseguiu pela influência de seus dois pais famosos? Até que ponto foi uma pequena palavra boa de seu respeitado pai diretor sobre “o quão talentosa” sua filha é para seus amigos produtores no set de Euphoria?
Maude Apatow é apenas um caso de estudo sobre o tema. Se você realmente parar para pensar, muitos de seus atores e modelos favoritos estariam relacionados a ícones do passado da indústria do cinema e da música. Exemplos disso incluem:
· A atriz de Stranger Things, Maya Hawke, filha dos atores Ethan Hawke e Uma Thurman;
· A atriz Zoë Kravitz que é filha da atriz Lisa Bonet e do cantor e compositor Lenny Kravitz;
· A modelo e atriz Lily Collins que é filha do músico inglês Phil Collins;
…entre muitos outros. Essa compreensão sobre os pais de muitas das principais “estrelas de Hollywood” despertou milhares de respostas bravas na internet.
Com esse novo tópico “trendy” brilhando online, também era esperado que muitos desses chamados Nepo Babies tivessem sua própria opinião sobre o assunto. A modelo e atriz Lily Rose Depp (filha da cantora e modelo Vanessa Paradis e do ator Johnny Depp) disse em entrevista para a revista Elle: “É estranho para mim reduzir alguém à ideia de que só está ali porque é uma coisa geracional. ” Lily Rose Depp, no entanto, não mencionou como era muito conveniente que ela começasse a modelar para a marca de luxo Chanel com apenas 16 anos de idade, mesmo sendo cerca de 20 centímetros mais baixa que o standard para uma modelo quando sua mãe era a “covergirl” da mesma marca nos anos 90: mas é só coincidência, não é?
A atriz de “Get Out”, Allison Williams, (filha da apresentadora de TV americana Jane Stoddard Williams e do vencedor do Emmy, o jornalista Brian Williams), na verdade, tinha algo um pouco diferente a dizer: “Tudo o que as pessoas estão procurando é um reconhecimento de que: não é um campo de jogo nivelado. É injusto. Ponto final, fim da história. E ninguém está realmente trabalhando tanto para torná-la justa.” Os Nepo Babies sempre existiram, e não apenas na esfera de Hollywood. Esse é um dos argumentos de defesa popular para as várias celebridades que estão sendo criticadas nas redes sociais.
A riqueza herdada facilita progredir em todos os setores. Tom Hanks comentou sobre isso quando fez uma pergunta sobre a aparição de seu filho em seu novo filme: “Se fôssemos uma empresa de materiais de encanamento ou se administrarmos a floricultura na rua, toda a família estaria gastando tempo em algum momento, até mesmo se fosse só estoque no final do ano.”
Este é um ponto válido, estudos sociológicos mostram que as crianças têm uma chance maior de ir para o mesmo campo de trabalho que seus pais devido ao ambiente em que foram criadas, no entanto, há uma distinção importante entre trabalhar como encanador e como uma estrela de cinema glamourosa com um salário de um milhão de dólares. Isso não é uma minimização do negócio de encanamento, mas não é uma carreira famosa e procurada que concede emprego contínuo a apenas alguns poucos sortudos.
Sim, essas pessoas são um símbolo de um sistema de meritocracia falido, mas é verdade que, mesmo que não em um estado extremo, grande parte de nós prefere atacar os Nepo Babies de Hollywood do que pensar sobre como nós também temos vantagens com nossas riquezas e privilégios herdados.
Mas não é assim que o mundo funciona? Se vamos criticar esses Nepo Babies, o que deveríamos fazer é criticar o sistema, e não as pessoas que tentam jogar suas cartas para lucrar com isso. Se você tivesse nascido com milhões de dólares, você não tentaria tirar o máximo proveito deles também?




Comentários