Explicando o novo Ensino Médio
- 3 de dez. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 7 de dez. de 2021
Provavelmente todo mundo já ouviu falar do “Novo Ensino Médio”, que entrará em vigor a partir de 2022. Entretanto, por mais que a notícia corra por todo o país, em especial entre os estudantes, o que vai mudar não está totalmente claro.
As maiores novidades estão envolvidas no currículo escolar obrigatório. Basicamente, a partir do ano que vem, as escolas oferecerão diferentes opções de "itinerários formativos" – diferentes opções de grades curriculares, que ficam por escolha do aluno. As únicas matérias que serão obrigatórias para todos serão matemática e língua portuguesa.
Além disso, a carga horária aumentará. O objetivo é passar de 800 horas para 1000 horas obrigatórias de aulas anualmente (ainda não foi decidido o formato dessa mudança nos horários diários do aluno, se será gradual ou de uma vez só). Serão distribuídas de forma que 60% dessas horas sejam dedicadas para disciplinas amplas e 40% para áreas específicas, ou as diferentes áreas de conhecimento:
• Matemática e suas tecnologias
• Linguagens e suas tecnologias
• Ciências humanas e sociais aplicadas
• Ciências da natureza e suas tecnologias
Essas mudanças têm como objetivo principal desenvolver o protagonismo do aluno, promovendo a independência e capacidade de escolha.
Uma coisa importante de ressaltar é a liberdade que cada estado possuí para organizar os detalhes dessa mudança de Ensino Médio, além do fato de que as escolas privadas irão decidir as próprias opções de currículo – isso explica a carência de notícias detalhadas sobre o assunto. Por isso, é importante o contato com sua escola e ficar de olho nas notícias estaduais.
Por fim, para você que já é estudante do Ensino Médio em 2021, especialmente o pessoal que vai ser vestibulando ano que vem: não se alarde! O novo Ensino Médio só vai valer para aqueles que entrarão no 1º ano em 2022.
Comments