O que é o Ramadã?
- lauragomescastro
- 24 de mai. de 2023
- 2 min de leitura
Em 22 de março de 2023, se inicia o Ramadã (ou Ramadão), o nono mês do calendário islâmico, e dura até 21 de abril. Entretanto, esse período não é como os demais, mas representa a renovação da fé, intensa caridade e fraternidade para os mulçumanos e, por isso, envolve diversos rituais e tradições.
O jejum ritual é o segundo dos cinco pilares do Islão, e é praticado durante todo o Ramadã, da alvorada ao pôr-do-sol, sendo obrigatório para todos os mulçumanos que já atingiram a puberdade, e pode ser quebrado apenas por água e tâmaras. Aqueles que se encontram incapazes nessa época, como gestantes, enfermos ou aqueles em viajem, podem se abster e realiza-lo em outro momento. Os dias começam antes do nascer do sol, na qual um café da manhã pré-jejum é servido, chamado de Suhoor, que normalmente consiste em alimentos leves. Ao fim do dia, ocorre a Iftar, uma refeição farta com diversas comidas típicas servidas para as famílias, que normalmente trazem convidados nesse período de celebração.
Aqueles que seguem o islamismo não se abstém apenas de comida durante o Ramadã, mas também de quaisquer pensamentos ou relações sexuais, já que seu tempo deve ser dedicado à suas cinco orações diárias, visita a mesquitas e leitura intensa do Alcorão. Também devem deixar de lado quaisquer ações obscenas ou agressivas, e serem generosos e caridosos. Mulçumanos de todos os lugares ao redor do mundo, independente de classe social, devem praticá-lo, já que também é uma forma de demonstrar humildade aos mais ricos, para entenderem como vivem aqueles que possuem apenas uma refeição no dia.
As rotinas daqueles que praticam o Ramadão podem continuar da mesma forma, trabalhando ou estudando, desde que pratiquem os rituais obrigatórios. O período acaba com o aparecimento da lua nova, que marca o início do mês de Shawwal, e as festividades de Eid al Fitr se iniciam, com feriados de 3 dias consecutivos, nos quais banquetes são servidos, diversas doações são feitas, roupas novas são vestidas e orações são feitas para agradecer a Ála.
Comments