top of page

Inflando o seu conhecimento: o que é “Inflação”?

  • Foto do escritor: Henry Lisak
    Henry Lisak
  • 5 de nov. de 2022
  • 2 min de leitura

Se você acompanha notícias na televisão, no celular, ou em qualquer outro meio, certamente já ouviu a palavra “Inflação”. Mas você sabe o que significa este termo?

         Inflação nada mais é do que o aumento generalizado de preços. Significa que, em média, tudo aquilo onde se usa dinheiro (ou seja, tudo o que podemos comprar e qualquer serviço que podemos contratar) teve um aumento médio igual à inflação. Pode-se analisar também de outra forma, onde no lugar de os preços subirem, o poder de compra - isto é, o quanto podemos comprar com uma quantia - cai.

         A inflação é um índice que mede a média da variação do valor em um conjunto de produtos pré-estabelecidos, ou seja, todo mês ou ano (dependendo do índice sendo utilizado), sempre são medidos os valores dos mesmos produtos, como o preço do litro da gasolina, do quilo de arroz, do quilo de tomates etc. Vale destacar que esta variação de preços não é sentida igualmente entre todos, uma vez que uma família pode gastar mais com o consumo da gasolina enquanto outra gasta mais com tomates, sendo afetadas de forma diferente pela variação deles.

         Já quando a variação do valor desta “cesta” de produtos é para baixo, ou seja, a moeda valorizou ou os preços caíram, temos a chamada “deflação”, que não ocorre com tanta frequência, e por isso não é tão conhecida.

         Outro termo relacionado a inflação é a “estagflação”, termo usado no mercado para indicar que o país não cresce economicamente, ao mesmo tempo que possui alta inflação. Este cenário é considerado quase apocalíptico pelos economistas, uma vez que o mercado continua se desvalorizando enquanto nada de diferente foi realizado para justificar esse aumento de preços.

         É importante citar também o termo “Hiperinflação”, que se refere à movimentação da inflação brasileira durante a década de 1990. Ele se refere a inflação altíssima e desenfreada, que varia de forma tão rápida, que pela manhã pode ter um valor, e pela tarde outro. Era comum ver funcionários de supermercados com máquinas de impressão de etiquetas indo de fileira em fileira nos mercados alterando os preços durante um mesmo dia.

No Brasil, um dos índices que mede a inflação dos produtos mensalmente é conhecido como “Índice de Preços ao Consumidor Amplo”, carinhosamente conhecido como IPCA, e quando se soma o IPCA de todos os meses em um ano, temos o IPCA anual. O IPCA-15 é outro índice parte deste mesmo grupo, porém este mede a inflação nos primeiros 15 dias de cada mês, e é utilizado como uma prévia do IPCA oficial, liberado alguns dias após o final de cada mês. Este índice é calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, ou IBGE. Temos também o “Índice Geral de Preços”, ou IGP, medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O IGP - M, onde o M se refere a “Mercado”, ficou popularmente conhecido como a inflação do aluguel, por ser usado como a taxa de base para reajustar o valor de aluguel em nosso país.





Referências:


Comments


  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • YouTube
  • TikTok

© 2022 Jovem Político.

bottom of page