top of page

O que são Fundos Imobiliários?

  • Foto do escritor: Henry Lisak
    Henry Lisak
  • 24 de set. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 15 de nov. de 2022

Suponha que você tenha o dinheiro necessário para comprar um imóvel, que você deixaria alugando, como forma de obter uma renda passiva. Caso os imóveis na região comecem a perder valor, sua fonte de renda diminuirá. Além disso, gerir este imóvel fica por sua conta, afinal você é o único proprietário. Agora, pense que há uma série de pessoas nessa mesma situação descrita acima. Você concorda que se elas se juntarem, elas poderão adquirir imóveis mais caros, ter menos perda em caso de perda de valor de imóveis na região, além de terem alguém especializado na área tomando conta dos ativos?

Foi com isso em mente que surgiram os fundos imobiliários (FIIs). Basicamente, fundos imobiliários são fundos negociados na bolsa, que te permitem possuir frações de imóveis (chamadas de cotas), sem que haja um risco muito grande de perda de valor em caso de desvalorização de um dos imóveis, com uma grande diversificação, um especialista gerindo os ativos, e se tornando acessível a todos, visto que as cotas possuem preços bem mais baixos do que os de um imóvel sozinho.

Além disso, enquanto um investidor pessoa física dificilmente terá acesso a lajes corporativas (andares em prédios de escritórios), galpões, shoppings e outros, um investidor de fundos imobiliários pode ter acesso a estes ativos.

Existem três classificações para fundos imobiliários:

· Fundos de tijolo, onde o dinheiro é investido em imóveis de fato;

· Fundos de papeis, onde o dinheiro é investido em ações de construtoras, outros fundos, certificado de recebíveis imobiliários (CRI) e letras de crédito imobiliário (LCI);

· Fundos mistos, onde há tanto papéis quanto imóveis físicos.

Assim como quando se têm um imóvel, os proprietários de FIIs recebem mensalmente a quantia equivalente ao valor do aluguel dos imóveis, além de eventualmente receberem retornos de papeis (como lucro das empresas cujas ações fazem parte do portifólio ou lucros de LCIs). Essa quantia mensal é chamada de dividendos, e é distribuída proporcionalmente ao número de cotas de cada proprietário.

Índice Ifix: O índice Ifix é o índice da B3 (bolsa brasileira) de FIIs, e é composto por cotas de fundos negociados na bolsa brasileira. Este índice é revisado a cada quatro meses, e reflete tanto a variação de preços de seus componentes quanto a variação de dividendos que cada um dos fundos presentes paga aos seus proprietários.




Referências:



Comments


  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • YouTube
  • TikTok

© 2022 Jovem Político.

bottom of page