Os três poderes da união
- 3 de mar. de 2022
- 1 min de leitura
Dentro de um governo democrático existem três diferentes poderes, interdependentes e que supostamente devem trabalhar em harmonia. Hoje em dia, existem na mídia diferentes pontos de vista a respeito dos três poderes da união. De forma mais sucinta, pode-se caracterizar cada um com sua principal função:
Poder Executivo - Esse poder implica a execução, fiscalização e gestão das leis de um país. Envolvidos com este poder estão a Presidência da República, Ministérios, Secretarias da Presidência, e outros órgãos administrativos. É importante aqui que programas sociais e econômicos propostos sejam realizados com sucesso. Lembrando que em municípios, o Poder Executivo é representado pelo Prefeito, enquanto no estado é representado pelo Governador.
Poder Judiciário - Responsável pelo cumprimento das Leis. Seguindo a constituição, ele tem a função de aplicar a lei e julgar cada um dos casos em que ela não é cumprida. Os fatos são analisados pelos juízes, promotores de justiça, desembargadores, ministros e representantes do STF (Supremo Tribunal Federal).
Poder Lesgislativo -
Este poder faz as leis de um país. Ele é composto pelo Congresso Nacional, ou seja, a Câmara de Deputados, o Senado, Parlamentos, Assembleias. Além de elaborar as leis que vão determinar a vida da sociedade, o Poder Lesgislativo fiscaliza o Executivo.
コメント