top of page

Você sabia que o Big Mac também é aula de Finanças? Conheça o “Índice Big Mac”

  • Foto do escritor: Henry Lisak
    Henry Lisak
  • 15 de nov. de 2022
  • 2 min de leitura

“Dois hamburgueres, alface, queijo, molho especial, cebola, picles num pão com gergelim”. Com certeza, se você não mora no mundo da lua, você já ouviu esta música. É a famosa música do Big Mac, o mais famoso sanduíche do McDonald’s. Mas você sabia que além de um delicioso sanduíche, o Big Mac é usado como um índice para comparar o poder de compra de vários países? Vem comigo que eu te explico:

O “Índice Big Mac” (oficialmente chamado de Big Mac Index) é um índice desenvolvido pela revista americana de economia “The Economist”, no ano de 1986, e divulgado duas vezes ao ano. A ideia era utilizar o preço do famoso sanduíche em vários países para comparar o poder de compra dos cidadãos destes países, isto é, poder comparar quantos hamburgueres os cidadãos de países diferentes podem comprar com uma mesma quantia (em dólares). A escolha do sanduíche da mais famosa rede de fast food se deu pois praticamente todos os países do planeta possuem sedes do McDonald’s, tornando este item um excelente meio de comparação entre as várias nações do mundo (com exceção dos países que não possuem lojas da rede, como Bolívia, Jamaica, Macedônia do Norte, Montenegro, Irã etc.).

Basicamente, o cálculo feito é o valor do Big Mac em um país dividido pela multiplicação do valor do sanduíche nos EUA pela taxa de câmbio. Após tal divisão, é subtraído 1 do valor final, e assim é possível saber qual a diferença entre o valor estadunidense e o de outras nações.

Em janeiro de 2022, ano em que este texto foi escrito, o Índice Big Mac do Brasil se encontra em -25,8%, ou seja, nossa moeda, o Real, possui uma taxa de cambio mais alta do que deveria, isto é, deveríamos precisar de menos reais para conseguir 1 dólar do que precisamos hoje, já que nosso hambúrguer se encontra com um preço mais baixo do que o norte-americano, indicando que possuímos, em teoria, uma capacidade de compra menor do que os cidadãos da terra do tio Sam.








Referências:


Comments


  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • YouTube
  • TikTok

© 2022 Jovem Político.

bottom of page