top of page

A saúde mental durante a pandemia

  • Foto do escritor: Jovem Político
    Jovem Político
  • 13 de mar. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 24 de abr. de 2021

Com aproximadamente um ano de pandemia e distanciamento social, a saúde mental da população mundial sofreu dramaticamente. As preocupações relacionadas ao coronavírus - como o bem estar de familiares e amigos, o desemprego e a solidão promovida pela restrição de convívio - causaram um aumento drástico na quantidade de pessoas com depressão, ansiedade, estresse ou outros transtornos de humor. Mesmo antes do início da pandemia, o Brasil já era o país com a maior prevalência de depressão e ansiedade na América Latina; somado ao estímulo da solidão de quarentena, esses casos só aumentaram.


Como dito por Felipe Ornell, Hospital de Clínicas de Porto Alegre: “Quando estamos diante de uma ameaça à vida, ativamos o mecanismo de luta ou fuga", o pesquisador continua explicando que tal instinto estimula a produção de cortisol no cérebro - também conhecido como o hormônio do estresse - e esse, por sua vez, faz com que o coração bata mais rápido e a respiração se torne cada vez mais ofegante, ambos sintomas de ataques de ansiedade e estresse. Atualmente, porém, a ameaça é constante há aproximadamente um ano e a tensão mental a acompanha. “Em paralelo ao coronavírus, vemos surgir uma pandemia de medo e de estresse”, conclui Ornell.


O ser humano é um ser social (como dizia o filósofo Aristóteles), nós nos desenvolvemos e evoluímos em sociedade e só “funcionamos” nesses grandes grupos. A solidão, a nós, pode ser comparada a fumar 15 cigarros por dia, em relação aos efeitos negativos à saúde, como mostra o estudo realizado pela Universidade de Brigham Young, Estados Unidos. Entretanto, a fim de manter o controle da atual situação pandêmica, é necessário que todos sejam responsáveis e fiquem em casa, respeitando o isolamento social e as indicações das autoridades de saúde, apesar dos impactos que estas podem ter em nossa saúde mental. Vale ressaltar que se você, leitor, estiver passando por grandes problemas emocionais, o recomendado é que você procure um especialista o quanto antes. A saúde mental é primordial; e nós jamais deveríamos subestimar isto.

Comments


  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • YouTube
  • TikTok

© 2022 Jovem Político.

bottom of page