Femismo, Machismo e Feminismo: Qual a diferença entre estes termos?
- Jovem Político
- 16 de fev. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 24 de abr. de 2021
Como todos os movimentos sociais dos dias de hoje, somos apresentados às palavras as quais nem sempre sabemos o significado, como por exemplo “feminismo e femismo.” Hoje, iremos focar em palavras que muitas vezes são confundidas! O que mais vemos por aí são pessoas dizendo que as feministas são as machistas ao contrário. Será isto mesmo? Que tal entender um pouco mais sobre os termos?
Machismo
É a ideia de que homens são superiores. Tanto mais inteligentes, quanto mais fortes, mais hábeis de fazer o que quer que seja. Muitas pessoas pensam que apenas homens podem ser machistas, mas a realidade é outra; qualquer um pode ser. Falas que são antigas e que nem pensamos mais em seus reais significados, como se referir às mulheres como o sexo frágil, podem ser ditas por qualquer um, inclusive mulheres.
Femismo
É a ideia de que mulheres são superiores. O femismo, que não existe há muito tempo, é a parte da população (maioria feminina) que considera as mulheres superiores aos homens. O termo foi criado para separar as mulheres que eram femistas dos movimentos feministas, já que ambos divergem quanto às crenças. Muitas pessoas confundem os dois movimentos, porquanto consideram ambos uma coisa só.
Agora sim, o feminismo
É a ideia de que nenhum sexo é superior. Igualdade entre todos os que vivem em harmonia. Igualdade no salário, nos direitos legais, na política e na expressão. Igualdade de respeito. Feministas pregam isto. Igualdade para todos, independentemente do sexo. O movimento iniciou em meados da Revolução Francesa, o qual buscava - entre outros tantos objetivos - a libertação das mulheres em relação aos homens. Foi o movimento feminista que conseguiu vários direitos que as mulheres têm hoje, como o direito ao voto, de poder trabalhar, leis como a Maria da Penha, ter acesso ao próprio dinheiro e aos próprios filhos (antes, os filhos pertenciam ao marido, exclusivamente) e a possibilidade de se divorciarem.
Agora que você entendeu todos esses movimentos, pode falar com mais bagagem sobre eles!
Comments