PRIVATIZAÇÃO DO SUS: a favor
- Jovem Político
- 10 de mai. de 2022
- 3 min de leitura
O Sistema Único de Saúde - popularmente conhecido como SUS - é motivo de grandes polêmicas e discussões entre os brasileiros. O Brasil é um dos poucos países no mundo que oferece serviços médicos desde vacinas até cirurgias de alto custo, de maneira “gratuita” para todos os cidadãos brasileiros, previsto na Constituição. É neste “gratuito” entre aspas que pretendo me aprofundar nesse texto, e então chegar a demonstrar porque a privatização seria o melhor caminho.
Primeiro de tudo, o que seria a privatização? Privatizar é passar a gestão de uma empresa para as mãos da iniciativa privada. Ao fazer isso, o governo para de ser o encarregado de administrar esse serviço. Acontece que no Brasil as pessoas automaticamente assimilam a privatização de qualquer serviço oferecido ao público pelo governo como algo que passará a ser proibido para a população pobre. Não, não será!
O que acontece quando empresas pertencentes ao governo vão para as mãos da iniciativa privada é o seu crescimento e melhoramento de serviços. Isso nós podemos checar como exemplo o desempenho financeiro e operacional da Companhia Vale do Rio Doce. Segundo dados do G1, após a privatização, em 1997, só a margem líquida da empresa (porcentagem do lucro em relação ao faturamento) melhorou significativamente. Do que antes correspondia a 6,42% do bolo total do setor de mineração brasileiro, hoje está em 21,92%.
Tanto a Vale como outras empresas brasileiras que passaram para a iniciativa privada - como Embraer, CSN, Light, Usiminas, etc -hoje são mais eficientes, mais lucrativas e mais saudáveis financeiramente.
Empresas privadas tendem especialmente a oferecer melhores serviços aos cidadãos do que as empresas públicas, uma vez que cabe ao cidadão decidir onde será atendido. Isso faz com que cada uma das empresas tentar ser melhor para o seu consumidor, assim conseguindo mais clientes e se fortalecendo no mercado.
O SUS oferece péssimos serviços. Pessoas ficam dias e dias esperando para serem atendidas, e quando são, o estado na qual a cirurgia ou o atendimento é prestado é totalmente precário e indigno. Todos os dias, faltam materiais para os procedimentos, médicos para atenderem, a fila é furada e pacientes ficam anos esperando para serem atendidos.
Diferente dos que a maior parte dos brasileiros acredita, é que os serviços prestados pelo estado são gratuitos. Não, não são. Você, eu e todos os que utilizam estes serviços pagam por eles. E para a surpresa de poucos, o estado não utiliza bem este dinheiro. A população ia ser muito melhor atendida em hospitais privados. Usando o alto dinheiro pago pelos impostos para pagarem um plano de saúde de qualidade, isso as possibilitaria serem também atendidas com dignidade.
Uma boa solução para essa situação é a abertura do mercado. A concorrência entre empresas no Brasil não é possível uma vez que o ambiente de negócios no país é extremamente regulado, não existe efetividade jurídica, a legislação trabalhista é extensa e etc. Caso estes problemas fossem resolvidos, poderia acarretar uma ascensão de milhares de empresas de plano de saúde com planos de todos os preços para todas as pessoas. Com a alta procura uma vez que não houvesse SUS, os planos poderiam ser personalizados e barateados.
E o que seria feito em relação às pessoas que não conseguissem pagar por um plano de saúde? Aí viria o sistema de vouchers sugerido por Milton Friedman - economista que tem suas ideias adeptas em mais de 90 países - ou como alguns médicos fazem em todo mundo, por exemplo, com as chamadas cirurgias pró bono - atividade profissional feito de forma gratuita, interinamente custeadas pelos médicos e equipe responsável pela cirurgia/atendimento e recuperação do paciente.
Para a tranquilidade dos pró-SUS, isso tudo que apontei como soluções, infelizmente não irão se concretizar num futuro próximo, mesmo em minha opinião, sendo muito mais benéfico para todos os cidadãos brasileiros.
Bolsonaro já ordenou que trabalhassem na elaboração de estudos de alternativas de parcerias com a iniciativa privada para a construção, a modernização e a operação de Unidades Básicas de Saúde dos Estados. Um ótimo começo.
Fontes
https://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,AA1325585-9356,00-VALE+MELHOROU+APOS+PRIVATIZACAO+APONTA+FGV.html#:~:text=O%20desempenho%20financeiro%20e%20operacional,est%C3%A1%20em%2021%2C92%25.
https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2021/03/20/mortes-na-fila-por-um-leito-de-uti-falta-de-insumos-e-funerarias-sem-ferias-os-sinais-do-colapso-na-saude-brasileira.ghtml
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Cheque_escolar
Comments