top of page

Tapa do will smith no oscar: causas, consequências e suposições

  • Foto do escritor: Jovem Político
    Jovem Político
  • 10 de mai. de 2022
  • 3 min de leitura

Na noite do domingo, dia 27 de março, em meio à cerimônia dos Oscars de 2022, Will Smith se levantou e deu um tapa em Chris Rock por este ter feito uma piada de mal gosto sobre sua esposa. Não demorou muito até que o evento repercutisse na internet e tomasse todo o foco da noite.

A piada de Rock consistia em comparar a esposa de Will Smith, Jada Pinkett Smith, à personagem de Demi Moore no filme “Até o limite da honra”, onde ela interpreta uma mulher da marinha americana que, por estar no exército, teve a cabeça raspada. Jada sofre de alopecia, uma doença autoimune que provoca a queda de pelos, tendo se dado, no caso dela, no couro cabeludo.

Will Smith se pronunciou em sua conta do Instagram após o ocorrido, em que afirmou: “Violência em todas as suas formas é venenosa e destrutiva” e que seu comportamento na cerimônia de premiação foi “inaceitável e indesculpável” ¹ e pediu desculpas publicamente à Chris Rock, à Academia, aos espectadores e àqueles envolvidos no filme “King Richard”, pelo qual ele recebeu seu Oscar.

Apesar da agressão poder ser classificada como criminosa, Rock optou por não prestar queixas contra o colega. Como consequência pelo seu ato, Smith foi proibido de comparecer ao evento anual pelos próximos dez anos, como forma de garantir a segurança de todos os presentes. Em resposta, ele respondeu que aceita e respeita a decisão. O ator ainda renunciou de sua posição como membro da Academia, o que, em suma, o impede de participar da votação em que são decididos os ganhadores do Oscar, mesmo que ainda possa ser indicado e ganhar o prêmio. De acordo com algumas fontes de Hollywood, Will Smith foi internado em uma clínica de reabilitação para lidar com problemas de estresse e raiva alguns dias após os Oscars.

Com a viralização do caso, Smith, Rock e a própria Academia foram alvos de muitas críticas como resultado de suas ações.

Em uma entrevista à CBS Morning, o ator Jim Carrey afirmou que ficou enojado com os aplausos vindos da plateia após o tapa e afirmou que Will “lançou um balde sobre o momento brilhante de todos (...) Muitas pessoas trabalharam duro para chegar àquele lugar e ter o seu momento sob os holofotes e receber sua recompensa pelo trabalho pesado que fizeram, não é nada fácil passar por todas as coisas pelas quais se precisa passar quando se é indicado ao Oscar (...) e foi um momento egoísta jogar um balde nisso tudo” ².

Muitos se posicionaram contra as medidas da Academia, declarando que foram inconsistentes com o que realmente aconteceu e com o histórico da organização. Ao longo das cerimônias dos Oscars, muitos famosos envolvidos em polêmicas foram convidados ou até mesmo receberam prêmios, o que mostraria um descompromisso da organização para com os mesmos valores que alegaram defender ao tomarem uma medida radical no caso de Smith. Além disso, o Oscar sofre acusações de ser excludente e racista no que tange quem é indicado e recebe prêmios, o que não deixa de ser uma forma de violência.

Por fim, é preciso levar em consideração o lado de Jada. Embora a atriz não tenha se posicionado publicamente, alguns afirmam que ela não precisava ter sido defendida por seu marido, mas, ao contrário, deveria ter se posicionado conforme desejasse frente à situação e que, nesse sentido, a conduta de Will foi limitante.

As opiniões acerca da decisão de Rock de não fazer a denúncia foram diversas, mas apesar disso, a maioria concorda que a fala de Rock foi sim ofensiva, desencadeando uma série de discussões acerca dos limites da liberdade de expressão na comédia. A advogada especialista em direito público e autora do livro “Limites do Humor e sua relação com os grupos minoritários" Gabriele Ferreira chamou atenção para o fato de que “Esses preconceitos são inseridos nos nossos textos, não só os humorísticos. A piada, o humor, não foge disso. A gente tem piadas machistas porque somos uma sociedade machista. Mas proibir que a piada seja feita vai solucionar o problema principal, que é o machismo? Não vai, porque é uma manifestação da nossa sociedade." E, como ficou refletido na fala de Rock, nossa sociedade ainda é uma que julga e exclui o diferente.

O caso dos Oscars de 2022 é um exemplo de uma situação onde não há um lado único e completamente correto. As discussões decorrentes do evento são muitas e poderão movimentar debates por muito tempo. Nos resta refletir acerca do espaço que a violência ocupa em nossa sociedade atual e possíveis meios de lidar com ela.

https: //bvsms.saude.gov.br/alopecia-queda-de-cabelos/

https: //istoe.com.br/alopecia-tudo-sobre-a-doenca-que-fez-jada-smith-ficar-careca/

https: //www.adorocinema.com/filmes/filme-16220/

https: //g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2022/04/01/will-smith-renuncia-a-condicao-de -membro-da-academia-apos-agressao-a-chris-rock-no-oscar.ghtml

https: //g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2022/04/08/will-smith-e-banido-por-10-anos- das-cerimonias-de-entrega-do-oscar.ghtml

https: //en.as.com/latest_news/will-smith-admitted-to-a-luxury-rehab-clinic-after-chris-rock -oscars-slap-n/

https: //www.omelete.com.br/oscar/will-smith-banido-tapa-resposta

https: //ufmg.br/comunicacao/noticias/vale-tudo-pela-piada-acao-de-chris-rock-no-oscar-20 22-acende-reflexoes-sobre-limites-do-humor

1 https://www.instagram.com/p/CbqmaY1p7Pz/ (tradução livre)

2 https://www.youtube.com/watch?v=kQZRo9gBiIU (tradução livre)

Comments


  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • YouTube
  • TikTok

© 2022 Jovem Político.

bottom of page